quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Modulo Básico: Nível I – Tema: Plano de Salvação

Modulo Básico: Nível I – Tema: Plano de Salvação

Lição I – A Bíblia

A) A Bíblia é constituída por 66 livros distintos, começando com Gênesis e terminando com Apocalipse, são divididos em duas seções principais: a primeira é chamada O Velho Testamento e contém trinta e nove livros, enquanto a segunda denomina-se O Novo Testamento e contém vinte e sete livros.

B) A Bíblia foi escrita por trinta e seis autores, os quais foram inspirados por Deus para escreverem sua vontade e propósito para a humanidade. (II Pedro 1:21 e II Pedro 3:16)

C) Assim verificamos que a Bíblia é a Palavra de Deus. Não basta dizer que ela contém a Palavra de Deus, pois isso poderia dar a entender que partes dela são inspiradas e partes não são; todas as partes da Bíblia são inspiradas. “Toda Escritura é inspirada por Deus”.

D) A Bíblia é a única revelação escrita que Deus tem dado ao homem. (Gálatas 1:6-9)

E) Embora a Bíblia seja constituída por sessenta e seis livros, há um Tema principal com a qual ela se ocupa. Cristo é o grande Tema da Escritura. O Velho Testamento contém muitas predições, ou profecias concernentes a Cristo, e o Novo Testamento relata Sua vinda.

F) A Bíblia é o registro da História do mundo desde o inicio dos tempos até o futuro, quando haverá novo céu e nova terra.

G) A Bíblia contém a revelação dos pensamentos de Deus, nos mostra o estado do homem, do caminho da salvação, do julgamento dos pecadores e da felicidade dos crentes. Suas doutrinas são santas, seus preceitos requerem obediência, suas histórias são verdadeiras, e imutáveis as suas decisões.

Lição II – Deus

A) A Bíblia apresenta Deus como o criador do universo. (Gênesis 1 e 2)

B) Deus é espírito, isto significa que não possui corpo. (João 4:24)


C) Embora seja invisível, Ele pode revelar-se ao home em forma visível. Na pessoa de Jesus Cristo, Deus veio ao mundo em um corpo humano. (João 1:14-18; Colossenses 1:15; Hebreus 1:3)

D) A Bíblia ensina claramente que há um só Deus. (I Timóteo 2:5)

E) A Bíblia não somente ensina que há um só Deus, mas também que há três pessoas na Divindade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Mateus 3:16-17: Mateus 28:19; II Coríntios 13:13)

F) O Pai, o Filho e o Espírito Santo são reconhecidos como Deus. (Romanos 1:7; Hebreus 1:8; Atos 5:3-4)

G) Podemos definir Deus através de suas qualidades ou características que são seus atributos.

H) Deus é Onipresente. Isto significa que Ele está presente em todo lugar ao mesmo tempo. (Jeremias 23:24)

I) Deus é Onisciente. Isto quer dizer que Ele sabe todas as coisas, conhece cada pensamento e cada ação do homem e sabe tudo quanto se passa com a natureza, ainda que seja a morte de pardal. (Mateus 10:29)

J) Deus é Onipotente. Isto significa que Ele tem todo o poder. Pelo seu poder, criou e mantém o universo sob seu controle. Não há nada que Ele não possa fazer. (Mateus 19:26)

K) Deus é Eterno. Isto é Ele nunca teve principio e jamais cessará de existir. (Salmos 90:2)

L) Deus é Imutável. Ele não muda. (Malaquias 3:6)

M) Deus é Santo, Ele é absolutamente puro e sem pecado. Ele odeia o pecado e ama a bondade. Por isso Ele tem que se apartar dos pecadores e punir o pecado. (Isaias 56: 1-2)

N) Deus é Justo. Tudo quanto Ele faz é correto e sem falha. Ele cumpre todas as Suas promessas.
(Salmos 119:137)

O) Deus é Amor. Embora odiando o pecado Ele ama os pecadores. (João 3:16)

Lição III – Satanás

A) Lúcifer foi o mais alto ser criado por Deus, mas por causa da sua soberba e do seu orgulho se rebelou contra Deus e foi expulso. (Isaias 14:12:15; Ezequiel 28:12-17)

B) Depois da queda de Lúcifer seu nome foi mudado para Satanás onde passou a essência do mal.

C) Satanás é chamado de: “o enganador” (II Coríntios 11:3), “Anjo de Luz” (II Coríntios 11:14), “o tentador” (I Tessalonicenses 3:5), “o acusador” (Apocalipse 12:10), “príncipe das potestades do ar” (Efésios 2:2), “deus deste mundo” (II Coríntios 4:4).

D) O objetivo de Satanás é matar, roubar e destruir, impedindo que as pessoas aceitem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. (João 10:10)

E) O diabo é o nosso inimigo (I Pedro 5:8)
F) Existe uma guerra espiritual e precisamos nos preparar muito bem. (Efésios 6:11-12)

Lição IV – O Homem

A) Os filósofos e os cientistas apresentam várias teorias de que o homem veio de animais inferiores, mas a Bíblia nos declara que Deus criou o Homem. (Gênesis 1: 1-27)

B) O principal propósito da criação do homem é de glorificar a Deus. (Isaias 43:7)

C) O homem é um ser composto de corpo alma e espírito. (I Tessalonicenses 5:23)

D) O corpo é esta estrutura material, a alma é o centro das emoções e das paixões, enquanto o espírito denota a nossa capacidade de conhecer e raciocinar.

E) O homem foi criado com livre arbítrio, para que se escolhe servir a Deus voluntariamente e de amá-lo livremente.

F) Quando o homem foi criado com vontade própria, Satanás imediatamente tratou de tentá-lo e de fazê-lo sair do caminho da obediência. (Gênesis 3)

G) Quando Adão pecou desobedecendo foi expulso da presença de Deus, e sua Natureza pecaminosa foi transmitida a todos os membros da raça humana. (Romanos 5:12)

Lição V – O Pecado

A) O pecado foi herdado pela humanidade inteira, por isso somos todos pecadores. (Romanos 5:12-18)

B) Toda vez que transgredimos a lei de Deus pecamos.

C) O primeiro pecado cometido de que há noticia, ocorreu no céu, onde o anjo Lúcifer ambicionou ser igual a Deus. (Isaias 14:12-14)

D) O primeiro pecado cometido no mundo ocorreu no Jardim do Éden, onde Adão e Eva desobedeceram a Deus. (Gênesis3)

E) O castigo do pecado é a morte espiritual na vida do ser humano. (Romanos 6:23)

F) O pecado também trouxe morte física ao homem.

G) O Pecado do homem trouxe a maldição de Deus sobre toda a criação. (Gênesis 3:14-19)

H) o pecado az separação de Deus. ( Romanos 3:23)

I) A solução para o pecado do homem é Jesus Cristo. (João 14:6)

Lição VI – Jesus Cristo

A) Os atributos de Deus são empregados ao falar-se de Cristo, isto significa que Ele é Deus. Nas escrituras vemos: 1- Cristo não teve principio (João 17:5); Seu poder (Apocalipse 1:18); 3- Sua onisciência (João 21:17); 4- Sua imutabilidade (Hebreus 13:8).

B) As obras de Deus foram realizadas por Cristo: 1- Ele criou todas as coisas (João 1:3); 2- Ele sustenta o universo (Colossenses 1:16); 3- Ele ergueu-se entre os mortos (João 2:19).

C) Os títulos de Deus são aplicados a Cristo: 1- Deus-Pai Chama Deus ao Filho (Hebreus 1:8); 2- Os homens chamam-lhe Deus (João 20:28); 3- Os demônios reconheceram-no como sendo Deus (Marcos1:24); 4- Ele declarou-se a Si mesmo como sendo Deus (João 10:30).

D) A vinda de Cristo predita no velho testamento (Isaias 7:14)

E) O nascimento de Jesus foi diferente de todos: 1- Foi concebido pelo Espírito Santo (Lucas 1:35); 2- Nasceu de uma virgem (Mateus 1:23); 3- Foi homem possuindo um corpo (Hebreus 10:5), alma (Mateus 26:38) e espírito (Lucas 23:46)

F) Cristo veio em forma humana a fim de: 1- Revelar o Pai (João 14:9); 2- Destruir o poder do pecado (Hebreus 9:26); 3- Destruir as obras do diabo (I João 3:8)

G) A morte de Cristo foi necessária para salvação do homem (Efésios 1:7)

H) A ressurreição de Cristo foi necessária para cumprimento das profecias, para completar a obra na cruz. (Romanos 4:25)

Lição VII – O Novo Nascimento

A) Novo nascimento não é de geração natural ou hereditária “não do sangue”. O fato de uma pessoa ser filha de pais cristãos não a torna cristão. (João 1:13)

B) Novo nascimento não é produto de um esforço de vontade “nem da vontade da carne”: Assim como uma criança não impor a sua vontade e nascer fisicamente, assim também ninguém pode alcançar o novo nascimento por auto-esforço. (João 1:13)

C) Novo nascimento não é resultado da meditação humana “nem da vontade do varão, mas de Deus”. Nenhum ser humano, por eminente que seja a sua posição eclesiástica, pode transmitir a outrem o novo nascimento. Qualquer rito ou cerimônia não podem produzir a novo nascimento (João 1:13)

D) Novo nascimento não é uma reforma ou auto-aperfeiçoamento mediante a qual se vão abandonando maus hábitos. Não é uma mudança nas maneiras, mas no homem.

E) Novo nascimento não é uma crença religiosa. É possível ser sincero pelo que respeita as convicções religiosas, ser batizado, confirmado, agregado ‘a igreja’; toma a comunhão, ocupar um cargo na igreja sem ter nascido de novo. (João 3:1-21)

F) Novo nascimento é uma mudança espiritual (v.8), que só pode efetuar por Deus (João 1:13)

G) Precisamos receber a Cristo como Salvador e Senhor através de um convite pessoal. Só então podemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossas vidas. (João 1:12)

H) recebermos a Cristo pela fé. Isto significa arrependimento, deixar de confiar em nossos próprios esforços, crendo que Cristo ao entrar em nossas vidas, perdoa nossos pecados e nos dirige segunda a sua vontade. (Efésios 2:8, 9)

I) Quando você aceitou Cristo como Salvador de sua vida algumas coisas aconteceram: 1- Cristo entrou em Sua vida (Colossenses 1:27), 2- Seus pecados foram perdoados ( Colossenses 1:14), 3- Você se tornou filho de Deus (João 1:12), 4- Você começou a viver a nova vida para a qual Deus o criou (João 10:10, II Coríntios 5:17 e I Tessalonicenses 5:18), 5- Você ganhou a vida eterna (I João 5:11-13).


Lição VIII - Crescimento Espiritual

A) Crescimento espiritual é resultado de se confiar em Jesus Cristo. Uma vida de Fé o capacitará a confiar em Deus de maneira crescente em todos os aspectos da sua vida. (Gálatas 3:11)

B) Precisamos cultivar uma vida de oração com Deus, isto vai nos fortalecer a viver uma vida cheia do espírito Santo. A oração é como o ar que respiramos se deixarmos de respirar morreremos.
(I Tessalonicenses 5:17)

C) Alimentar-se através da leitura diária da palavra de Deus. A Bíblia é como o alimento que nós comemos, precisamos fazer varias refeições durante o dia para que o nosso corpo não fique enfraquecido, da mesma forma precisamos nos alimentar espiritualmente todos os dias para não ficarmos debilitados. (Mateus 4:4)

D) Estar sempre disposto a obedecer a vontade de Deus. (João 14:21)

E) Ser uma testemunha fiel, no viver e no falar (Mateus 4:19, João 15:8)

F) Consagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos (I Coríntios 6:19,20)

G) Esperar de Deus a orientação para vida (I Pedro 5:17)

H) Revestir-se do Poder do Espírito Santo para uma vida vitoriosa. (atos 1:8, gálatas 5:16,17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário