quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Estudos teologicos - Criação do Cosmos

A criação do cosmos

1-A criação segundo o V.T

A - Em gêneses cap. 1, foram registrados os atos criativos de Deus:

1-Os céus e a terra - V.1

2- A vida animal - Vs. 20-21

3- A vida humana- Vs.26-27

O primeiro ato criativo refere-se ao passado sem datas (eternidade passada), V.1 Bérêshit esta no absoluto e indica o começo, no tempo de todas as coisas (tem sentido temporal Dt 11:12; Jr 26:1).

B - O V.T , não tem uma palavra pra definir mundo,lança mão de como:

1- O céu e a terra-Gn 1:1; 2:1, 4.

2-O céu, a terra e o abismo ou mundo subterrâneo-Êx 20:4; SL 135:6; Jó: 8-9.

C-O céu

1- Uma abóbada (firmamento) de grande solidez, Gn 1:6; Pv 8:28

Firmamentum e Stereroma = construção sólida, rígida.

2- A semelhança de um espelho fundido e polido (Jó 3:18), repousando sobre colunas (JÓ 26:11) = Os montes que,no horinzonte,parecem sustentar o firmamento.

D-A Terra

1- No hebraico eres = terra

adãmâh = Solo ,terra = um disco imenso repousado sobre colunas ( Jó :9:6) , pedestais (Jó:38:4,6) , ou fundamentos (Sl 18:16; 104 :5 ;Is 24: 18:40 :21 ;Jr 31:37 ) que são os montes (Sl 46:3) , estes por sua vez estão encravados na águas do oceano inferior (Jó 9:6; Sl 24: 2 ; 136:6).

Também descrito como “abismo” debaixo dela (Gn: 49:25;1:2 = Tehôm = caos primordial)

A expressão “sem forma e vazia” (Hb. Tõhû e Bõhû).

Há duas interpretações:

1 – A interpretação do caos original-As palavras acima são descrições da matéria original sem forma, o primeiro estagio da criação do universo.

2- A interpretação do Juízo Divino As palavras acima e uma descrição apenas da terra numa condição subseqüente a sua criação, não como era no originalmente (Is 45:18;14:12;Ez 28:12).

Houve um divino julgamento em Gn: 1:1-2.

Esta interpretação defende que a terra foi criada perfeita, após um indefinido período de tempo, possivelmente em conexão com a queda de Lúcifer e sua rebeldia contra o criador (Is 14:12; Ez 28:12) ,o juízo desencadeou-se sobre a terra e ele ficou “sem forma e vazia”

Um outro intervalo indefinido se passou depois que o “Espírito de Deus pairava por sobre as águas Gn 1:1, 2”.

Numa recriação da terra.

Apenas a terra não o universo ficou sem forma e vazia.

A superfície da terra esta marcada pela catástrofe.

A palavra “era”, também poderia ser traduzida por “tornou-se sem forma e vazia”.

Há um indeterminado período de tempo entre a criação original e o julgamento divino.

2- A terra esta colocada sobre fundamentos sólidos (Sl 93:2, 96:10)e sobre o vazio

(Jô 26:7), nunca vacilara (Sl 104:5).

4.1 – As atividades do Espírito

São tantas as atividades, mas faremos menção de algumas delas:

Criação:

Na obra da criação o Espírito de Deus movia-se suavemente sobre a face das águas, no processo de transformar o caos na ordem cósmica, segundo o propósito preconcebido do Senhor –Gn2: 7; Jô 26:13;Is 40:7 Ez37:9.

Formação do homem:

E a presença de Espírito de Deus no homem que produz e sustenta a vida-Gn 2:7; 33:4.

Jô 27:3; 33:4

Retirada do cativeiro:

Foi Deus quem chamou Ciro e o incumbiu da restauração dos cativos judeus para o cumprimento da sua missão que visava o futuro do reino universal do Senhor - Ed. 1:1-11;

Is 48:15-16

Nos Juizes:

O Espírito do Senhor habitou os Juizes para conseguir vitórias militares que, pelos seus próprios recursos, teriam sido impossíveis.

Este poder sobre-humano manifestou-se na libertação de Israel do poder dos inimigos, por homens rudes, no período dos juizes - Jz 3:10;6:34;11:29.

5-A Tri-unidade de Deus no V.T

Essa palavra deriva de dois vocábulos latinos:

Três e Unitas, que afirma a doutrina de três em um.

Trindade-E a tríplice manifestação de Deus.

Triunidade-E a tríplice maneira de Deus existir.

1- Unidade de Ser

A doutrina da unidade de Deus recebe uma atenção especial no V. Tse opondo ao erro do politeísmo. O conceito teológico sobre a trindade não põe em perigo a verdade da unidade de Deus.

A preocupação da mensagem do V.Tparece ser a unidade de Deus.

Não obstante a trindade e claramente insinuada. Vejamos:

A-Pelo nome hebraico dado a Deus, que e encontrado na forma plural, Elohim-Gn 1:1, 26;

Is 6:8.

B - Pelo emprego da palavra Único.

A palavra hebraica que significa Um, no sentido absoluto, conforme se emprega em expressões como único e Yãhid (unidade absoluta).

Para expressar a unidade da divindade, se usa no hebraico o termo ehãd, que indica unidade composta-Dt 6:24 ;Sl 86:10

C – Pelos pronomes pessoais no plural acerca de Deus-Gn 1:26;Is 40:13;Ml 1:7.

D-Pelas teofanias especialmente as do Anjo do Senhor-Gn 22:11-12;16:7-10,13;21:17-18;

Ml 3:1;Zc 3:1

E- Por declaração direta –Is 48:16;61:1-2.

A melhor prova e vê-los separadamente aparecendo.

1-O nome Pai em sua aplicação a Deus-Ml 1:6; 2:10;Is 63:16;SL 89:26-27.

2- O filho-Sl 2:6-7; Mq 5:2; Sl 45:6-7; Pv 30:4.

3-O nome aplicado à terceira pessoa da trindade-A expressão Espirito Santo aparece no V.Tsomente em Sl 51:11;Is 63:10-11.

Mas como Espirito de Deus e Espirito, são muitas as referencias-Gn 1:2; Is 11:2; Sl 104:30; Ex 31:15; 1Sm 11:6; 16: 13-14.

E - O Mar

È o elemento instável, revoltoso e que só Deus pode dominar Sl 89:10; Jô 38:8 -11;

2- Deus controla suas ondas e impõe limites para que não invada a terra, Jr 5:22; Pv 8:29; Jó 38:8-11; Sl 104:9.

F-Os Animais

1- Em Gn 1:21 a expressão “todos os seres viventes”, para diferenciar apenas os peixes, foi usada novamente no V 24, indicando que no segundo ato criativo toda terra animal foi incluída.

2-Os animais foram criados para encherem a terra, Gn 1:21-22.

3-Os animais foram criados para servir ao homem, Gn 1:26.

4-Os animais foram criados para servirem de mantimentos, Gn 1:28-30.

G-A vida humana

Não existe qualquer evidencia digna de confiança de que a vida humana veio abaixo, como produto das forças ou potencias da vida do universo material, quer orgânico quer inorgânico.

Por outro lado há poderosa evidencia de que sua origem foi do alto, mediante o poder de Deus demonstrado na criação.

A ocorrência da palavra hebraica bãrã, que significa criar, nessa conexão, mostra a separação absoluta entre a humanidade e o reino animal.

1-Os verbos da ação criadora de Deus

Qãnãh-Preparar (o corpo humano), adquirir, Gn 14:19, 22; Sl 136:16.

Kônenãh-cimentar, estabelecer firmemente, Is 45:18; Sl 119:90.

Yãtsar-Plasmar (formar), Gn 2:8; Is 45:18.

Bãnãh-Construir, edificar, Am 9:6.

Yãsãd-Fundar, Sl 24:2.

Hôlîd-Engendrar, Jô 38:28; Sl 90:2.

Âsãh-Fazer, Gn 1:7; 2:2; 6:6.

Bãrã-Criar, Gn 1:1 e empregado para designar a ação de Deus que produz algo do nada,

Ex 34:10; Is 48:7; Jr 31:22; Sl 51:1-2.

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